24 de Abril, 2025 12h04mGeral por Agência Brasil

Arroz produzido por quilombolas abastece cozinha solidária em Sergipe

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) entregou nesta quinta-feira (24) 53 toneladas de arroz agroecológico destinado a ações de alimentação gratuita para a população em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar, em São Cristóvão, na região

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) entregou nesta quinta-feira (24) 53 toneladas de arroz agroecológico destinado a ações de alimentação gratuita para a população em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar, em São Cristóvão, na região metropolitana de Aracaju, em Sergipe.

O grão é produzido por famílias quilombolas e da agricultura familiar do estado, por meio do Programa Arroz da Gente, que é coordenado pela Conab.

A companhia informou ainda que essa foi a maior entrega do Arroz da Gente, programa do governo federal voltado para ampliar e diversificar a produção de arroz no país, com foco em povos e comunidades tradicionais, indígenas, assentamentos da reforma agrária e agricultura familiar. No final do ano passado, a Conab entregou 32 toneladas para o Programa Bahia Sem Fome.

>>Lula regulamenta iniciativas para melhorar o acesso à alimentação

Quilombolas

Das 53 toneladas entregues nesta quinta-feira, 35 toneladas foram produzidas por 47 famílias quilombolas, da Comunidade Tradicional de Resina, localizada no município de Brejo Grande, em Sergipe.

Famílias da agricultura familiar, vinculadas à Associação dos Pequenos Agricultores do Estado de Sergipe (Apaese), situada no município de Monte Alegre de Sergipe, produziram as outras 18 toneladas de arroz.

Publicidade

A companhia informou ainda que apoia a comercialização de um total de 128 toneladas de arroz produzidas pela Apaese e pela Comunidade Tradicional de Resina. O alimento adquirido por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é destinado ao atendimento de 31 organizações que atuam no atendimento a famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Programa Cozinha Solidária

No total, serão investidos R$ 11 milhões no programa Arroz da Gente, voltado para atender 40 mil famílias, em 257 municípios e 16 estados: Maranhão, Piauí, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima.

A meta, segundo a Conab, é aumentar a produção de arroz nos 16 estados levantados, que atualmente é de 8 mil toneladas, para 50 mil toneladas de arroz.

Atualmente, o Programa Cozinha Solidária conta com 892 cozinhas solidárias habilitadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em todo o país. Além do apoio ao funcionamento das unidades, são oferecidas refeições às populações em vulnerabilidade social, insegurança alimentar, além da formação de colaboradores.

Publicidade

Notícias relacionadas

Cinco PMs são presos por crimes em megaoperação no Rio

Cinco policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque foram presos nesta sexta-feira (28) por crimes cometidos durante a Operação Contenção, realizada no último dia 28 de outubro, no Rio d

28 de Novembro, 2025

Saúde instala consultórios móveis em cidade devastada por tornado

Duas semanas depois da devastação na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, causada pela passagem de um tornado, o governo federal iniciou nesta segunda-feira (24) atendimentos médicos em sei

25 de Novembro, 2025

Quilombolas preservam 92% da vegetação nativa na Amazônia

Um novo mapeamento de territórios quilombolas na região amazônica foi apresentado, nesta terça-feira (18), na COP30, em Belém, pelo ISA, Instituto Socioambiental, e pela Conaq, Coordenação Naci

18 de Novembro, 2025