
O governo federal aprovou o financiamento de R$ 7 milhões em estudos técnicos para analisar a viabilidade da construção do novo bairro na área do antigo aeroporto Carlos Prates na região noroeste de Belo Horizonte. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, o conselho do programa de parcerias e investimentos da Casa Civil da Presidência da República aprovou a liberação dos recursos.
Serão contratados através de licitação pública empresas para elaboração de quatro estudos técnicos nas áreas de mercado imobiliário, mobilidade urbana, adensamento populacional e um anteprojeto de implantação. Ainda de acordo com a Prefeitura, os estudos irão possibilitar a estruturação do novo bairro de forma sustentável do ponto de vista econômico e ambiental.
A proposta da prefeitura é que no local sejam construídas mais de 4 mil moradias, parte delas financiadas pelo programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal e destinadas a famílias de baixa renda e outra parte entregue ao investimento privado. A proposta prevê ainda a construção de escolas, centro de saúde, centro esportivo, uma unidade do restaurante popular, um parque ecológico e um centro cultural com um museu dedicado a história do antigo aeroporto, além de uma série de obras viárias no entorno como ruas, avenidas, viadutos, passarelas e ciclovias.
A prefeitura informou que uma equipe da Subsecrataria de Planejamento Urbano será responsável por elaborar os termos dos editais para a contratação dos estudos técnicos e a previsão é de que os estudos sejam concluídos em 2026.
© Marcelo Camargo/Divulgação Geral Belo Horizonte 18/04/2025 - 08:57 Rádio Inconfidência/Edgard Matsuki Leandro Siqueira - Repórter da Rádio Inconfidência Minha Casa Minha Vida sexta-feira, 18 Abril, 2025 - 08:57 2:25