17 de Abril, 2025 12h04mGeral por Rádio Agência Nacional

Comunidade Anjo da Guarda realiza a tradicional Via Sacra em São Luís

Baixar Tocar Considerado o maior espetáculo de teatro ao ar livre do Maranhão, a Comunidade do Anjo da Guarda realiza, nesta quinta (17) e sexta-feira (18), a tradicional Via Sacra em São Luís. São 44 anos de tradição. O espetáculo é dividido em atos e estações. O trajeto contempla os principais momentos da Paixão de Cristo, encenados em palcos e cenários ao ar livre montados nas ruas do bairro do Anjo da Guarda, num percurso em torno de 2 km

Considerado o maior espetáculo de teatro ao ar livre do Maranhão, a Comunidade do Anjo da Guarda realiza, nesta quinta (17) e sexta-feira (18), a tradicional Via Sacra em São Luís.

São 44 anos de tradição. O espetáculo é dividido em atos e estações. O trajeto contempla os principais momentos da Paixão de Cristo, encenados em palcos e cenários ao ar livre montados nas ruas do bairro do Anjo da Guarda, num percurso em torno de 2 km.

Ao longo desses anos, moradores do bairro e da região integram as equipes técnicas, a encenação e produção da peça nas ruas. Entre eles, está o ator Jorge Smith, que dá vida ao papel de Jesus há mais de 20 anos. Ele explica que interpretar Cristo mexe também com sua conduta no cotidiano.

" As pessoas, elas olham, passam… principalmente criança. Quando ela vem, ela diz: ‘Ah, é o Jesus, mamãe! É o Jesus!’ Corre, vem me dar um abraço. Então, eu uso muito essa coisa de estar mais escondidinho. Eu, por ser uma pessoa mais tímida, fico mais contido. Aprendi a me esconder um pouquinho. Não sou o cara que senta na primeira fila — sou o cara que senta mais lá atrás. Quando vai falar, levanta a mão devagarzinho… Então, assim, isso ajuda. Acho que até passa meio que despercebido".

Além de contar os últimos momentos da vida de Jesus Cristo; a cada ano, o espetáculo insere reflexões e questões sociais. Este ano traz como tema “Da poeira aos palcos: um diálogo entre territórios”; uma homenagem a trajetória do Grupo Grita, que completa 50 anos e é responsável pela Via Sacra e também ao bairro que abriga a encenação.

Publicidade

A história da comunidade do Anjo da Guarda, situada na Área Itaqui-Bacanga, é marcada pela resistência dos movimentos sociais e pelo desenvolvimento da cultura popular. Isto se traduz nas manifestações culturais que são inseridas dentro da história apresentada, como destaca o coordenador do Núcleo de Dança da Via Sacra, Alexandre D’lurton.

"Então, a gente vem com a base do popular, a base do contemporâneo... A gente traz também as danças de roda, a capoeira, a gente traz o balé clássico, o jazz... Então, a gente junta todos esses elementos em uma única coreografia".

Com uma duração de aproximadamente quatro horas, a Via Sacra do Anjo da Guarda tem um público estimado em mais de 200 mil pessoas, somando os dois dias de evento.

Geral Espetáculo acontece nesta quinta (17) e sexta-feira (18) Sâo Luís 17/04/2025 - 12:47 Sâmia Mendes / Marizete Cardoso Madson Euler - repórter da Rádio Nacional Via Sacra Comunidade do Anjo da Guarda São Luís Maranhão quinta-feira, 17 Abril, 2025 - 12:47 2:42

Publicidade

Notícias relacionadas

São esperados 150 mil fiéis para Via Sacra no Morro da Capelinha (DF)

Baixar Tocar A tradicional via-sacra do Morro da Capelinha, em Planaltina, região administrativa de Brasília, deve receber 150 mil pessoas, segundo o governo do Distrito Federal. O evento é nesta s

18 de Abril, 2025

Trabalho e estudo: comerciantes em Via Sacra no DF buscam sonhos

“Olha o salgadinho… cinco reais”

18 de Abril, 2025

Trabalho e estudo: comerciantes em Via Sacra no DF esperam “milagres”

“Olha o salgadinho… cinco reais”

18 de Abril, 2025