
A Embrapa e a ONU Mulheres formalizaram, nesta quarta-feira (16), uma parceria para o fortalecimento de ações com mulheres no meio rural. Um dos focos da colaboração é garantir maior participação e liderança das mulheres nos projetos e programas da Embrapa, promovendo a inclusão delas em todas as fases das ações institucionais. A ONU Mulheres oferecerá suporte metodológico e técnico a projetos voltados a mulheres indígenas, quilombolas, extrativistas e agricultoras familiares. Entre as iniciativas previstas está a formação de mulheres líderes locais e apoio ao Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para Mulheres Rurais da Embrapa. Também será fortalecida a atuação do Observatório das Mulheres Rurais do Brasil, que reúne dados, estudos e diagnósticos sobre a realidade das mulheres do campo, das águas e das florestas.
Ana Euler, diretora de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologias da Embrapa, explica os objetivos da parceria:
“O que a gente quer com essa parceria com a ONU Mulheres é desenvolver e fortalecer nossas capacidades institucionais para trabalhar com a perspectiva de gênero, seja na gestão, seja em projetos de pesquisa ou de transferência de tecnologia”.
Ela também fala sobre as metas da parceria: “A expectativa do Brasil, e eu acho que da sociedade brasileira, é que a gente tenha cada vez mais protagonismo. E, para que possamos ter protagonismo e promover a igualdade, as mulheres têm que ter o mesmo espaço que os homens”.
Está prevista ainda a construção de estratégias comuns para a participação das mulheres na 30ª Conferência das Partes da Convenção do Clima da ONU, a COP30.
© Tomaz Silva/Agência Brasil/Arquivo Geral Empresa e ONU Mulheres formalizaram colaboração nesta quarta-feira Rio de Janeiro 16/04/2025 - 16:53 Fábio Cardoso / Rafael Guimarães Carolina Pessôa – Repórter da Rádio Nacional embrapa ONU mulheres cop30 quarta-feira, 16 Abril, 2025 - 16:53 1:43