15 de Março, 2025 16h03mGeral por Agência Brasil

Operação prende donos de postos do Rio que adulteravam combustíveis

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) cumpriu nesta semana seis mandados de prisão contra pessoas envolvidas em um esquema de fraude em postos de combustíveis. Cinco dos denunciados já estão presos

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) cumpriu nesta semana seis mandados de prisão contra pessoas envolvidas em um esquema de fraude em postos de combustíveis. Cinco dos denunciados já estão presos. 

A operação Bomba Baixa identificou que entre os alvos estão administradores de postos de gasolina da rede GTB, que adulteravam combustíveis com metanol, substância altamente tóxica e proibida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Entre 2017 e 2023, o grupo criminoso expandiu a rede para 60 postos de combustíveis. A investigação apontou que o capital social da GTB Brasil saltou de R$ 100 mil para R$ 3,9 milhões em apenas seis anos, o que demonstra o lucro por meio das práticas ilegais.

Metanol 

De acordo com os promotores de Justiça, o metanol era misturado ao etanol e à gasolina para reduzir custos, colocando em risco a saúde e a segurança dos consumidores. 

Publicidade

A substância é extremamente perigosa. Sua inalação ou contato prolongado pode causar cegueira, danos neurológicos e até a morte. Além disso, o metanol é altamente inflamável e sua combustão provoca uma chama invisível, dificultando o controle de incêndios.

Segundo o MPRJ, os principais postos de combustíveis citados na investigação são: 

Auto Posto de Serviços Elite de Madureira (Madureira) Auto Posto do Trabalho Vila Valqueire (Vila Valqueire) Auto Posto Coimbra da Vila São Luiz (Marechal Hermes) Auto Posto Universidade Realengo (Realengo)  Postos operados pela rede GTB (Gardênia Azul e Tanque - Jacarepaguá) Posto de Abastecimento Aimee e Posto Flor do Mato Alto (Campo Grande e Guaratiba) Posto Guerreiros de Caxias (Duque de Caxias) Posto Enzo Queimados (Queimados) Posto e Garagem Raja (Cascadura)  Posto de Gasolina Braz de Pina (Brás de Pina)

Publicidade

Notícias relacionadas

Operação combate lavagem de dinheiro em postos de combustíveis no Rio

Baixar Tocar O GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro cumpriu seis mandados de busca e apreensão, nesta segunda-fei

17 de Março, 2025

Prefeitura do Rio de Janeiro retoma demolição de casarão que ruiu

Baixar Tocar A Defesa Civil do Rio de Janeiro retoma nesta sexta-feira (21/3) o trabalho de demolição do imóvel que desmoronou nessa quinta-feira (20/3), na região central da cidade. Parte do casa

21 de Março, 2025

Defesa Civil do Rio interdita fábrica de fantasias que pegou fogo

A Defesa Civil do Rio de Janeiro interditou a fábrica de fantasias, em Ramos, na zona norte da cidade, após um incêndio de grandes proporções atingir o local na manhã desta quarta-feira (12). O

12 de Fevereiro, 2025