17 de Julho, 2025 18h07mEsportes por Agência Brasil

Brasil leva medalha na natação, a 1ª nos Jogos Mundiais Universitários

A primeira medalha do Brasil nos Jogos Mundiais Universitários (JMU) 2025 veio direto de Berlim. Bronze na natação, no revezamento 4x100 metros, com Lucas Peixoto, Kaique Alves, Vinicius Assunção e Pedro Buch

A primeira medalha do Brasil nos Jogos Mundiais Universitários (JMU) 2025 veio direto de Berlim. Bronze na natação, no revezamento 4x100 metros, com Lucas Peixoto, Kaique Alves, Vinicius Assunção e Pedro Buch. Nesta quinta-feira (17), o time brasileiro fechou a prova com um tempo de 3min15s02, garantindo lugar no pódio. A medalha de ouro ficou para os Estados Unidos, que terminou com 3min12s36 e a prata com o Japão (3min14s19).

A natação é uma das modalidades com mais chances de trazer medalhas para o Brasil nesta edição dos JMU, e a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) está confiante em outros bons resultados ao longo da competição. Há dois anos, na edição dos JMU de Chengdu (China), Lucas Peixoto conquistou bronze nos 100m livre e prata nos 50m livre, além de bronze no revezamento 4x100m livre. Vinícius Assunção também faturou dois bronzes na China: um no revezamento 4x100m livre misto e outro no 4x200m, ao lado de Kaique Alves.

Lucas Peixoto, Pedro Buch, Kaique Alves e Vinícius Assunção garantiram bronze, a primeira medalha do Brasil nos JMU, na prova dos 4x100m da natação - Lucas Rodrigues/CBDU/Direitos Reservados

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

No tênis, duas derrotas no primeiro dia. Giovana Martins perdeu para a portuguesa Maria Garcia por 2 a 0 (parciais de 6/1, 6/0). Resultado parecido com o de Rodrigo das Dôres, que foi superado pelo francês William Jucha, também por 2 a 0 (6/0 e 6/1). Giovana reconheceu que não foi bem, mas espera resultado melhor na repescagem.

“Eu não estava bem em quadra. Senti um pouco de dificuldade por conta do jet lag [síndrome da mudança de fuso horário]. Mas espero descansar agora para tentar melhorar na repescagem”, disse a tenista após a partida.

Publicidade

Quem também entrou em quadra pela primeira vez na Alemanha, em Bochum, foi a equipe feminina de basquete 3x3 sobre rodas. Estreia difícil contra os Estados Unidos, favoritos ao pódio. Derrota por 19 a 1. A jogadora Rebeca Soares analisou o confronto.

“Sabíamos da dificuldade de enfrentar o time dos Estados Unidos, país referência no basquete, e ainda tinha o peso da estreia. Estávamos ansiosas, mas vamos para mais e lutar nos próximos jogos”, pontuou a atleta.

Nesta sexta (18) tem mais Brasil na natação, vôlei, basquete 3x3 e a estreia do basquete.

* Maurício Costa viajou à Alemanha a convite da CBDU.

Publicidade

Notícias relacionadas

Após revés na semi, Brasil busca bronze no Mundial de vôlei de praia

As duplas brasileiras Thâmela/Vic e Carol Soberg/Rebecca foram superadas nas semifinais do Campeonato Mundial de vôlei de praia e vão se enfrentar no duelo por medalha de bronze às 2h30 (horário

22 de Novembro, 2025

Veja locais e horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026

A Seleção Brasileira já conhece o caminho que percorrerá na fase de grupos da Copa do Mundo de 2026. A estreia será no dia 13 de junho, contra Marrocos, no MetLife Stadium, em Nova Jersey, às 19

06 de Dezembro, 2025

Copa: Ancelotti diz que Brasil pode vencer todos os jogos da 1ª fase

O técnico italiano Carlo Ancelotti afirmou que o Brasil pode vencer os três jogos da primeira fase da Copa do Mundo de 2026 (contra Marrocos, Haiti e Escócia)

05 de Dezembro, 2025