03 de Julho, 2025 17h07mEsportes por Agência Brasil

Calderano perde competição nos EUA por questão burocrática com visto

Número 3 do mundo, o mesatenista brasileiro Hugo Calderano não poderá disputar o WTT Grand Smash dos Estados Unidos, em Las Vegas, devido a um problema inédito com o visto de entrada no país

Número 3 do mundo, o mesatenista brasileiro Hugo Calderano não poderá disputar o WTT Grand Smash dos Estados Unidos, em Las Vegas, devido a um problema inédito com o visto de entrada no país. A competição - similar a um Grand Slam - é uma das principais do circuito mundial de tênis de mesa e tem início nesta sexta-feira (4). O atleta foi informado pela Alfândega e Proteção de Fronteiras (CPB), órgão público do país, que não estava mais elegível para a dispensa de visto por ter ido a Cuba em 2023. Calderano tem cidadania e passaporte portugueses, que usufruem de isenção de visto para entrar nos EUA, assim como os demais cidadãos de países integrantes da União Europeia. 

“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil. É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos", lamentou o atual vice-campeão mundial de tênis de mesa.

Acostumado a viajar aos EUA, o mesatenista solicitou, como de costume, dispensa do visto ao Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA, na sigla em inglês). No entanto, mediante à demora na confirmação do pedido, Calderano buscou informações sobre a lentidão no processo de autorização junto à Alfândega e Proteção de Fronteiras (CPB). Então descobriu o motivo da não-autorização: a ida à Cuba em 2023.

Daí em diante, a equipe do atleta foi em busca do visto emergencial, contanto inclusive com o apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos (USATT) e do Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC). Calderano conseguiu a aprovação de um agendamento emergencial, mas, segundo a assessoria do atleta, não houve disponibilidade para uma entrevista consular que o permitisse chegar a tempo de competir em Las Vegas.

Publicidade

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Na área dedicada a “viagens” no site do governo federal dos EUA, constam restrições a cidadãos que fazem parte do Programa de Isenção de Visto e Prevenção de Viagem Terroristas de 2025. Um das restrições refere-se a cidadãos que estiveram em Cuba em ou após 12 de janeiro de 2021 – as exceções seriam limitadas a viagens de fins diplomáticas ou militares a serviço de um país integrante do Programa de Isenção.

No último fim de semana, o brasileiro faturou o WTT Star Contender Ljubljana (Eslovênia). Após nove temporadas, Calderano encerrou em grande estilo sua trajetória no alemão Ochsenhausen, liderando a equipe na conquista da Liga Alemã de tênis de mesa.

Publicidade

Notícias relacionadas

Dirigente responsabiliza Hugo Calderano por viagem negada pelos EUA

O chefe oficial executivo (CEO, na sigla em inglês) da World Table Tennis (WTT), entidade que organiza as competições do tênis de mesa mundial, manifestou-se neste domingo (6) sobre a ausência de

06 de Julho, 2025

Calderano vence de novo e vai às quartas do Mundial de Tênis de Mesa

O brasileiro Hugo Calderano, número 3 do mundo, precisou de apenas 30 minutos para derrotar o nigeriano Quadri Aruna (31º no ranking) e avançar às quartas de final do Campeonato Mundial de Tênis

22 de Maio, 2025

Calderano é vice-campeão mundial inédito no tênis de Mesa em campanha

Após uma campanha histórica para mesatenistas das Américas, o brasileiro Hugo Calderano ficou com o vice-campeonato mundial neste domingo (25), em Doha (Catar)

25 de Maio, 2025