11 de Abril, 2025 13h04mEsportes por Agência Brasil

Dois torcedores do Colo-Colo morrem antes de jogo contra Fortaleza

Dois adolescentes torcedores do Colo-Colo – uma jovem de 18 anos e um garoto de 13 - morreram nas proximidades do Estádio Monumental em Santiago (Chile), em meio à confusão antes do início da partida contra o Fortaleza, na noite de quinta-feira (10), pela

Dois adolescentes torcedores do Colo-Colo – uma jovem de 18 anos e um garoto de 13 - morreram nas proximidades do Estádio Monumental em Santiago (Chile), em meio à confusão antes do início da partida contra o Fortaleza, na noite de quinta-feira (10), pela Copa Libertadores. De acordo com a imprensa local, houve tumulto e confronto com a polícia na entrada do estádio após tentativa de invasão por torcedores do time chileno, pouco depois do início da partida, válida pela segunda rodada da fase de grupos. Do lado de dentro do estádio, torcedores invadiram o campo, em protesto pela mortes, forçando a suspensão do jogo.  

"O que se sabe é que uma das barras esmagou esses dois jovens com um peso maior", disse o promotor Francisco Mores à imprensa local. "Está sendo investigado se um carro da polícia esteve envolvido na morte."

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, também expressou pesar pela morte dos adolescentes e reprovou a violência.

“Estou profundamente consternado ao saber dos trágicos incidentes ocorridos antes da partida da CONMEBOL Libertadores entre Colo Colo e Fortaleza em Santiago do Chile”, publicou Infantino nas redes sociais, “A FIFA condena decididamente os atos de violência ocorridos no âmbito da mencionada partida. Como já dissemos muitas vezes, a violência não deve ter lugar no futebol".

Publicidade
-Reprodução Instagram / Gianni Infantino

Em nota oficial, a CBF lamentou “profundamente a morte dos dois torcedores chilenos” e afirmou que enviou ao diretor de competições da Conmebol Fred Fernandes um pedido de concessão de vitória ao Fortaleza, por 3 a 0, devido à responsabilidade do clube mandante da partida, o Colo-Colo, como previsto no Código Disciplinar (artigo 6, item 3, “g” e 24). Além disso, na manha de hoje (11), a CBF enviou denúncia aos Órgãos Judiciais da Conmebol, solicitando que o Fortaleza seja declarado o vencedor da partida.

O Fortaleza publicou nota oficial, lastimando as mortes e os episódios de violência no estádio, e reiterou que o “departamento jurídico do clube está trabalhando com o intuito que haja as punições previstas no regulamento da competição, para que, de maneira pedagógica, incidentes como esse não se repitam’.

* Com informações da Reuters.

** Matéria atualizada às 15h30: os adolescentes mortos foram uma jovem de 18 anos e um garoto de 13 anos, e não o contrário como fora publicado inicialmente.

Publicidade

Notícias relacionadas

Fifa lança marca da Copa Feminina 2027 em evento no Rio de Janeiro

A 515 dias para a Copa do Mundo Feminina no Brasil, a Fifa divulgou em um hotel no Rio de Janeiro o emblema e slogan oficial do torneio. A marca une as letras M e W, que significam mulher e mundo em p

25 de Janeiro, 2026

Atrações do ciclo carnavalesco de Fortaleza são anunciadas

As atrações do ciclo carnavalesco de Fortaleza foram anunciadas. Serão quatro semanas de programação gratuita em um formato descentralizado. As apresentações alcançarão diversas regiões da c

14 de Janeiro, 2026

Corinthians encara Gotham na semi do 1º Mundial de clubes feminino

Atual hexacampeão continental, o time feminino de futebol do Corinthians encara o Gotham FC (Estados Unidos) nesta quarta-feira (28), às 9h30 (horário de Brasília), pelas semifinais da edição in

27 de Janeiro, 2026