
As inscrições para a 21ª edição da OlimpÃada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) podem ser feitas exclusivamente pelas escolas de todo o paÃs. O prazo termina em 16 de março.
Embora o nome da competição mencione "escolas públicas", os estudantes de escolas privadas também podem participar de uma categoria especÃfica, concorrendo a medalhas próprias para a rede privada.
A maior olimpÃada cientÃfica do paÃs é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). >> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Metas
A olimpÃada tem os objetivos de contribuir para estimular o estudo da matemática, identificar jovens talentos e promover a inclusão social por meio do conhecimento. O evento também tem a função de apoiar a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil.
As inscrições para 21ª edição da OlimpÃada de Matemática devem ser feitas na página eletrônica da Obmep.
Podem participar as instituições públicas de ensino municipais, estaduais e federais, além das privadas.
Provas
A olimpÃada ocorre em duas fases. A primeira delas é composta por uma prova objetiva com 20 questões, aplicada pela própria escola em 9 de junho.
Os estudantes bem colocados serão classificados para segunda fase, que será em 17 de outubro. Nesta etapa, a prova é composta por seis questões discursivas, elaboradas de acordo com o grau de escolaridade dos alunos:
·        nÃvel 1: 6º e 7º ano do ensino fundamental;
·        nÃvel 2: 8º e 9º ano do ensino fundamental;
·        nÃvel 3: ensino médio.
A prova discursiva desta segunda fase será aplicada nos centros definidos pela organização da OlimpÃada.Â
A divulgação dos aprovados para a segunda fase será feita em 3 de agosto, e a divulgação final dos premiados nacionais em 15 de dezembro.
Premiação
A edição de 2026 distribuirá 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa pelo bom desempenho do estudante.
Somente os premiados nacionalmente da Obmep serão convidados a participar do Programa de Iniciação CientÃfica Jr. (PIC), que incentiva o desenvolvimento acadêmico por meio do hábito do estudo qualificado da matemática básica.
A iniciativa oferece uma bolsa de R$ 300 apenas aos alunos medalhistas de escolas públicas da educação básica participantes do programa.
O valor é custeado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Além da premiação nacional, a Obmep também reconhece os estudantes com melhor desempenho em cada estado. Serão distribuÃdas pelo menos 20,5 mil medalhas estaduais. A honraria não dá acesso ao Programa de Iniciação CientÃfica Jr. (PIC).

