05 de Junho, 2025 12h06mEconomia por Rádio Agência Nacional

Feira agropecuária Pecnordeste começa hoje (5) em Fortaleza

Baixar Tocar Começa nesta quinta-feira (5) no Centro de Eventos do Ceará, localizado em Fortaleza, uma das maiores feiras de negócios e capacitação do setor agropecuário do Brasil: o Seminário Nordestino do Agro Pecnordeste. Até o próximo dia 7 de junho, o evento, que chega a sua 27ª edição e tem entrada gratuita, estará aberto ao público das 11h às 21h. São pelo menos 600 empresas e instituições ligadas ao agronegócio, distribuídas em cerca de 1.300 estandes

Começa nesta quinta-feira (5) no Centro de Eventos do Ceará, localizado em Fortaleza, uma das maiores feiras de negócios e capacitação do setor agropecuário do  Brasil: o Seminário Nordestino do Agro Pecnordeste.

Até o próximo dia 7 de junho, o evento, que chega a sua 27ª edição e tem entrada gratuita, estará aberto ao público das 11h às 21h. São pelo menos 600 empresas e instituições ligadas ao agronegócio, distribuídas em cerca de 1.300 estandes. Pelo menos 30 Prefeituras se credenciaram para expor também suas produções no setor da Feira dos Municípios. A expectativa é receber mais de 60 mil pessoas ao longo dos 3 dias de Pecnordeste e gerar cerca de  R$ 150 milhões em negócios.

São oito auditórios temáticos dedicados a realização de palestras, mesas redondas, oficinas e capacitações envolvendo 16 segmentos do Agronegócio.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Amilcar Silveira, reforça a importância da Pecnordeste como espaço agregador não só de negócios, mas de conhecimento. "Não é que você viva no interior a vida inteira, que você não tem que se capacitar. Essa é uma obrigação nossa, levar vida digna para os homens do campo e precisamos capacitar, porque o nosso concorrente, ele está no outro lado do oceano. A gente tem que ter sempre isso em mente. E aí, nesse momento do Pecnordeste, também nós estamos esperando 10.000 produtores para serem capacitados", diz.

Daniel Cavalcanti é aquicultor e sempre vê na feira a oportunidade de troca de experiências. "Dentro da Pecnordeste, você encontra também tem a Feira do Camarão, onde vão ter diversos estandes falando sobre cultivo de camarão, produtos, serviços e uma infinidade de coisa. Eu sempre vou para lá e sempre tô aprendendo várias coisas novas, e vendo equipamentos novos, e trazendo para minha propriedade rural", relata.

Publicidade

Mais de 380 profissionais entre pesquisadores, técnicos e especialistas apresentarão resumos de seus trabalhos científicos com contribuições para o agronegócios durante o evento. 

A tecnologia também terá espaço com a Hackathon Agrotech Inova que vai reunir startups, desenvolvedores, designers, profissionais do agronegócio e estudantes para criar projetos que possam trazer melhorias significativas para o setor.

Na programação estão previstos ainda concursos de mel, cachaça e queijo, além do concurso leiteiro (que será o maior do Brasil) com participação de mais de 100 vacas e produção estimada de 4 mil litros de leite por dia. Mais que premiar, o objetivo é que os concursos sejam vitrines para as iniciativas que estão trazendo a melhoria da qualidade, adotando boas práticas de produção e impulsionando a competitividade desses produtos no mercado nacional e internacional.

© Arquivo/Agência Brasil Economia São Luís 05/06/2025 - 12:55 Ana Lúcia Caldas / Edgard Matsuki Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional Pecnordeste feira quinta-feira, 5 Junho, 2025 - 12:55 3:10

Publicidade

Notícias relacionadas

Começa hoje em Palmas - TO o Circuito Junino 2025

Baixar Tocar O Circuito Junino 2025 de Palmas começa neste sábado, dia 31 e domingo, dia 1, na feira coberta do setor Aureni 3, na região sul de Palmas. A programação traz 12 apresentações de q

30 de Maio, 2025

Feira sobre inovação em educação começa nesta segunda em São Paulo

A feira de educação Bett Brasil começa nesta segunda-feira (28), no Expo Center Norte, em São Paulo. Em sua 30ª edição, tem programação até o dia 1º de maio e expectativa de atrair 46 mil v

28 de Abril, 2025

IBGE reúne 30 países em Fortaleza para discutir integração de dados

Debates sobre indicadores de áreas como saúde, educação, trabalho, desigualdade e meio ambiente vão integrar o Triplo Fórum Internacional de Governança do Sul Global, na cidade de Fortaleza (CE

30 de Maio, 2025