15 de Maio, 2025 19h05mEconomia por Agência Brasil

Confiança da indústria sobe em maio após dois meses de queda

Após dois meses de queda, os empresários industriais estão um pouco mais confiantes em maio, mas continuam pessimistas

Após dois meses de queda, os empresários industriais estão um pouco mais confiantes em maio, mas continuam pessimistas. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) subiu para 48,9 pontos em maio, alta em relação aos 48 pontos registrados em abril.

Apesar da alta, o indicador continua abaixo da linha divisória de 50 pontos, que separa o otimismo do pessimismo. O índice, no entanto, mantém-se abaixo da média histórica de 53,8 pontos.

O Índice de Expectativas, que mede as perspectivas para os próximos seis meses, subiu de 50,7 para 51,3 pontos. Esse indicador é dividido em duas partes. A previsão positiva para a própria empresa subiu de 55,5 pontos, em abril, para 55,8 pontos em maio, indicando manutenção da confiança. A previsão para a economia também melhorou, passando de 41,1 pontos para 42,5 pontos, ficando abaixo da linha que separa o otimismo do pessimismo.

Publicidade

Segundo a CNI, os movimentos indicam reversão parcial em relação à deterioração das expectativas desde o fim do ano passado. Para a entidade, os industriais demonstram confiança em relação à própria empresa, mas continuam pessimistas em relação à economia atual e ao cenário econômico futuro.

A pesquisa foi realizada com 1.175 empresários entre os dias 5 e 9 de maio. Desse total, 443 são de pequeno porte, 451 de médio porte e 281 de grande porte.

Publicidade

Notícias relacionadas

Indústria cresce 1,2% em março, após 5 meses de queda ou estabilidade

A indústria brasileira cresceu 1,2% na passagem de fevereiro para março. O resultado rompe um período de cinco meses seguidos em que o setor acumulava perdas ou variação positiva muito perto de z

07 de Maio, 2025

Após 4 meses negativos, captação da poupança fica positiva em maio

Baixar Tocar A caderneta de poupança registrou, em maio, a primeira captação positiva em 2025. Os depósitos ficaram acima dos saques em R$ 336 milhões. Os números foram divulgados nesta sexta-fe

06 de Junho, 2025

Setor de serviços cresce 0,1% em maio e atinge recorde da série

O setor de serviços - que reúne atividades como transporte, turismo, restaurantes, salão de beleza e tecnologia da informação - cresceu 0,1% na passagem de abril para maio

11 de Julho, 2025