
O vice-presidente Geraldo Alckmin, falou, nesta quarta-feira (12), sobre o aumento das tarifas de importação do aço e do alumínio pelo Estados Unidos. Após evento no Palácio do Planalto, Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, defendeu o diálogo e disse que o Brasil vai procurar os Estados Unidos para a negociação das taxas.
Ele também sugeriu a criação de cotas de isenção para esses metais, para que o importador não precise pagar a taxa de 25% na íntegra. Além disso, Alckmin lembrou que os Estados Unidos têm um superávit de mais de 7 bilhões de dólares com o Brasil, ou seja, vendem mais bens e serviços do que compram.
O vice-presidente acrescentou que a taxa de importação final do Brasil para produtos norte-americanos é baixíssima, de 2,7%, e que muitos produtos importados têm alíquota zero, como máquinas e equipamentos.
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil Economia Vice-presidente defendeu criação de cotas de isenção para esses metais Brasília 12/02/2025 - 18:31 Rádio Nacional / Paulliny Fernandes Bianca Paiva, da Rádio Nacional Donald Trump tarifaço Taxas Geraldo Alckmin quarta-feira, 12 Fevereiro, 2025 - 18:31 2:16