26 de Dezembro, 2025 12h12mCultura por Rádio Agência Nacional

Juazeiro do Norte: a cidade de Padre Cícero vira a cidade do reisado

A Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE), se transforma a partir de hoje em palco das apresentações da programação do Ciclo de Reis, que este ano tem como tema O Reinado da Tradição. Até a próxima segunda-feira (29), cerca de mil brincantes, de mais de 50 grupos farão apresentações abertas ao público, sempre a partir das 16h. Ciclo de Reis em Juazeiro do Norte

A Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE), se transforma a partir de hoje em palco das apresentações da programação do Ciclo de Reis, que este ano tem como tema O Reinado da Tradição.  

Até a próxima segunda-feira (29), cerca de mil brincantes, de mais de 50 grupos farão apresentações abertas ao público, sempre a partir das 16h.

Ciclo de Reis em Juazeiro do Norte. Foto:  Antônio Cândido/Arquivo Pessoal

Roberto Viana, diretor de Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura, lembra que  diversas  manifestações culturais celebram e fomentam a cultura, a identidade e a religiosidade da região do Cariri cearense.

"São grupos de Reisado, Guerreiro, Maneiro Pau, Coco, Batamarteiro, Lapinha, Bandas Cabaçais, várias outras diversidades de grupos que estão aqui no nosso município".

Roberto reforça que o evento é um momento em que aprendizado e a tradição do fazer cultural e da identidade de cada folguedo é compartilhada com o público.

Publicidade

"De um lado, a educação patrimonial, que faz com que estudantes, alunos, alunas e a comunidade geral possa ter contato com a memória e a história desses grupos. Cada um desses grupos, no momento da sua experiência cultural, realiza nos seus terreiros, nas suas casas, as suas tradições. E o ciclo de reis é um momento que engloba, que abraça todas essas tradições em uma grande mostra.

Mestre Antônio Cândido em Dia de Reis, no Juazeiro do Norte. Foto: Arquivo Pessoal

No próximo Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro, lapinhas e a tradicional queima de palhas, na residência da Mestra Vanda, marcarão o fechamento desse ciclo tão simbólico para católicos e para os fazedores da cultura popular.

No site e redes sociais da Prefeitura de Juazeiro do Norte é possível saber detalhes da programação dia a dia.

2:19

Publicidade

Notícias relacionadas

Sabores do Norte: ancestralidade que mantém a floresta de pé

Tucupi, tacacá, maniçoba, açaí. Palavras que, além da sonoridade, evocam sabores. Os sabores indígenas, os sabores amazônicos... Sabores do Norte. Quem participar da COP30, a Conferência das N

10 de Novembro, 2025

Feira de Música do Piauí reúne artistas e empreendedores da cidade

Nesta quarta-feira (28) e quinta-feira (29), Teresina será cenário para discutir e celebrar a produção musical feita no Piauí. A primeira edição da ExpoMusic, Feira de Música do Piauí, que ac

28 de Janeiro, 2026

Documentário mostra a força e resiliência do Filhas de Gandhy

Neste mês da consciência negra, um símbolo da negritude feminina e da ancestralidade africana da Bahia, o Bloco Filhas de Gandhy, lançou o primeiro documentário sobre sua trajetória de mais de 4

20 de Novembro, 2025