17 de Novembro, 2025 21h11mCultura por Rádio Agência Nacional

Músico carioca Jards Macalé morre aos 82 anos

Morreu, nesta segunda-feira (17), o músico carioca Jards Macalé, aos 82 anos. Ele estava internado em um hospital no Rio de Janeiro. O comunicado oficial foi divulgado nas redes sociais do artista. A música brasileira perdeu um de seus grandes mestres, ou melhor, o professor, como era carinhosamente chamado Jards Macalé, carioca da Tijuca que começou a carreira nos anos 60 e ainda estava na ativa: tinha shows previstos para dezembro

Morreu, nesta segunda-feira (17), o músico carioca Jards Macalé, aos 82 anos. Ele estava internado em um hospital no Rio de Janeiro. O comunicado oficial foi divulgado nas redes sociais do artista.

A música brasileira perdeu um de seus grandes mestres, ou melhor, o professor, como era carinhosamente chamado Jards Macalé, carioca da Tijuca que começou a carreira nos anos 60 e ainda estava na ativa: tinha shows previstos para dezembro.

Compositor, arranjador, cantor e violonista, considerado um “maldito” da MPB por não se render ao apelo comercial de gravadoras, Macalé sempre foi um vanguardista, aberto a novas expressões musicais, sem medo de experimentar e de se reinventar. 

Teve composições gravadas por Nara Leão, Gal Costa e Elizeth Cardoso; foi diretor musical do álbum “Transa”, de Caetano Veloso; e desafiou a ditadura militar com o show “O Banquete dos Mendigos”, em 1973, que comemorou os 25 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Em 2022, lançou o disco “Síntese do Lance”, ao lado de João Donato. Em 2023, aos 80 anos, Jards Macalé lançou o álbum “Coração Bifurcado”, e, no ano passado, fez o último registro, ao lado de Joyce Moreno: o single “Um abraço do João”, em homenagem a João Gilberto.

“Arte é feita para experimentar”

Com humor refinado, em entrevista concedida à TV Brasil em 2023, Jards Macalé deixou o recado sobre a “arte de não morrer”, em referência à música do último trabalho:

Publicidade

"Experimental mesmo. E arte é feita para experimentar, é para arriscar qualquer coisa que você tenha vontade de fazer e que não seja o óbvio."

Nas redes sociais, o presidente Lula escreveu um texto em homenagem ao músico. Disse que esteve com Jards na luta pela redemocratização e destacou o talento e a arte de Macalé em uma batalha constante contra o autoritarismo.

Em nota, o Ministério da Cultura manifestou profundo pesar pela morte do músico e ressaltou a figura fundamental para música brasileira e incontornável da vanguarda cultural do país. A pasta afirmou que a contribuição de Jards Macalé para a arte brasileira segue como patrimônio imaterial, vivo e inspirador.

3:00

Publicidade

Notícias relacionadas

Autor de grandes novelas da televisão, Manoel Carlos morre aos 92 anos

Autor de grandes novelas da televisão brasileira, Manoel Carlos, morreu ontem, 10 de janeiro, aos 92 anos. Nas redes sociais, a família de Maneco, como ficou conhecido ao longo da carreira, agradece

11 de Janeiro, 2026

Atriz francesa Brigitte Bardot morre aos 91 anos

Morreu neste domingo, aos 91 anos, a estrela do cinema francês - e mundial - Brigitte Bardot. Símbolo da arte, da liberdade feminina e da defesa dos animais. Brigitte Bardot, que nasceu em 28 de set

28 de Dezembro, 2025

Campeã brasileira de ginástica Isabelle Marciniak morre aos 18 anos

A ginasta brasileira Isabelle Marciniak morreu, nesta quarta-feira (24), aos 18 anos, vítima de câncer

25 de Dezembro, 2025