28 de Outubro, 2025 17h10mCultura por Rádio Agência Nacional

RJ: Centro Cultural Justiça Federal celebra mês da Consciência Negra

O mês da Consciência Negra, celebrado em novembro, contará com uma série de atividades no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Rio de Janeiro. O tema será abordado em diferentes expressões artísticas, como cinema, teatro, literatura, música e artes visuais, mostrando a potência e a resistência da população negra

O mês da Consciência Negra, celebrado em novembro, contará com uma série de atividades no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Rio de Janeiro. O tema será abordado em diferentes expressões artísticas, como cinema, teatro, literatura, música e artes visuais, mostrando a potência e a resistência da população negra.

Programação

A servidora do Centro Cultural Justiça Federal Thays Acaiabe, uma das idealizadoras da mostra, destaca algumas das principais atrações do evento:

“A gente vai ter uma mostra de audiovisual, Vozes e Visões Negras, e o Cinedebate Saravá Shalom. Vamos ter de música Ilessi & Marcelo Galter, Débora Ondina e Ana Paula Cruz. A gente vai oferecer uma oficina de dança, Charmeando. Vamos ter um festival, Black Queer Festival, e a gente vai ter o Cineclube Zezé Motta.”

A programação contará ainda com um encontro de autores e autoras negras, para refletir sobre o poder da literatura no combate ao racismo e à desigualdade racial; o espetáculo Abdias Nascimento, que faz uma homenagem ao ativista; e a exposição “Valongo: Justiça pela Memória do Cais”, que destaca o local como símbolo de resistência e memória.

Thays Acaiabe também fala sobre a expectativa de público:

Publicidade

“A expectativa é receber centenas de visitantes ao longo do mês de novembro, artistas, estudantes, servidores, toda a sociedade”.

O evento também quer ressignificar o espaço do Centro Cultural Justiça Federal como não apenas um símbolo de poder institucional, mas também território do povo, aberto à diversidade, à crítica e à escuta.

A mostra vai do dia 1º ao dia 30 de novembro. Algumas atividades são gratuitas e outras têm cobrança de ingressos, com preços variados. Mais informações no site: ccjf.trf2.jus.br.

1:51

Publicidade

Notícias relacionadas

RJ: Iphan abre programação do Mês da Consciência Negra neste sábado

Começa neste sábado (8), no Rio de Janeiro, mais uma edição do ciclo de eventos do Mês da Consciência Negra realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Com

07 de Novembro, 2025

Feriado da Consciência Negra tem programação cultural pelo país

O Brasil, onde 112,7 milhões de pessoas se declaram pretas ou pardas, o que representa 55,5% da população, segundo o IBGE, celebra nesta quinta-feira (20), o Dia da Consciência Negra. Manifestaç

20 de Novembro, 2025

RJ: Casa da Juventude Centro lança curso e oficinas para o carnaval

A pouco mais de três meses do carnaval, a Casa da Juventude Centro, equipamento público da Secretaria da Juventude Carioca, iniciou a primeira edição do curso de alegoria e adereços e a oficina d

06 de Novembro, 2025