01 de Outubro, 2025 13h10mCultura por Rádio Agência Nacional

Mostra de cinema negro no Espírito Santo recebe inscrições até dia 26

Estão abertas as inscrições para a primeira edição da Mostra de Cinema Negro Chico Prego, realizada no Espírito Santo, que vai selecionar até 12 obras audiovisuais dirigidas por cineastas negros em todo o Brasil. O objetivo é apoiar a representatividade no cinema brasileiro e fortalecer políticas afirmativas associadas à economia criativa e à diversidade cultural. O prazo de inscrição vai até o dia 26 de outubro

Estão abertas as inscrições para a primeira edição da Mostra de Cinema Negro Chico Prego, realizada no Espírito Santo, que vai selecionar até 12 obras audiovisuais dirigidas por cineastas negros em todo o Brasil. O objetivo é apoiar a representatividade no cinema brasileiro e fortalecer políticas afirmativas associadas à economia criativa e à diversidade cultural. O prazo de inscrição vai até o dia 26 de outubro.

A Mostra é inédita no estado e homenageará Chico Prego, líder da Insurreição do Queimado, um símbolo de resistência contra a escravidão no Espírito Santo. 

Podem se inscrever brasileiros ou naturalizados que se autodeclarem negros. Cada diretor poderá enviar até duas obras concluídas a partir de 1º de janeiro de 2020, em diferentes gêneros e formatos — curta, média, longa, ficção, documentário, experimental ou híbrido.

A inscrição é gratuita e só pode ser feita no site: mostrachicoprego.com. Nessa primeira edição não há tema pré-definido e cada obra selecionada receberá uma bolsa-incentivo de R$ 500 como apoio à participação na Mostra.

A curadoria fará o recorte a partir do conjunto das obras inscritas, priorizando a diversidade estética e narrativa em torno de identidade, território, ancestralidade, memória e outras dimensões da experiência negra. As obras escolhidas serão exibidas na antiga Estação Ferroviária de Alegre e também em uma plataforma on-line, o que ampliará o alcance e a visibilidade dos projetos.

Publicidade

A curadoria será feita por Izah Candido, roteirista e diretor com trajetória em festivais como Tiradentes, Rotterdam e Gramado; e GG Fákọ̀làdé, pesquisadora e artista premiada em Gramado, Brasília e Tiradentes.

A Mostra é um projeto idealizado pela produtora cultural Taynara Barreto, em conjunto com a JUPTER – Entretenimento, Comunicação e Cultura.

*Com supervisão de Fábio Cardoso

2:16

Publicidade

Notícias relacionadas

São Luís recebe festival Maranhão na Tela até dia 26 de setembro

Começa nesta quinta-feira (18), em São Luís, o festival Maranhão na Tela, que une cinema, capacitações, debates, homenagens e celebração do audiovisual maranhense. O festival celebra 18 anos e

18 de Setembro, 2025

EBC prorroga inscrições para vaga no Comitê Editorial até dia 6

Foram prorrogadas até o próximo dia 5 de dezembro as inscrições para o preenchimento de vagas disponíveis no Comitê Editorial e de Programação (Comep), da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

28 de Novembro, 2025

São Luís recebe 1ª edição do Festival Ilha do Reggae no fim de semana

São Luís recebe neste fim de semana o Festival Ilha do Reggae, com apresentações musicais que reforçam a identidade e a resistência afrodescendente. Considerada Capital Nacional do Reggae, a cid

21 de Novembro, 2025