
Com quase 40 anos de fundação, o Balé Folclórico da Bahia começa mais uma turnê que irá percorrer oito cidades brasileiras das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país a partir deste fim de semana.
As apresentações do espetáculo “O Balé Que Você Não Vê”, tem início nesta sexta (22) e sábado (23) pela cidade do Rio de Janeiro. As apresentações serão no Teatro João Caetano, onde o grupo baiano integra a programação do MoviRio Festival.
Retorno após pandemia
Criada em 2022, a montagem desta apresentação cravou o retorno do balé afro-baiano aos palcos após o período da pandemia. O espetáculo é inspirado na luta diária de uma companhia profissional para se manter viva, tanto financeiramente quanto tecnicamente, como explica José Carlos Arandiba, o Zebrinha, que é um dos coreógrafos do Balé.
"O Balé que você não vê é um projeto que foi criado para mostrar ao mundo tudo aquilo que o balé normalmente não mostra no palco. Tudo aquilo que é feito, o balé tem aula de dança moderna, jazz, afro. Então, esse amálgama, nós montamos o projeto e trazemos para o palco todos os anos. Eu convido todos a vocês para assistir o balé folclórico da Bahia numa nova versão de O Balé que você não vê. E fazer com que a dança continue crescendo e que a dança faça parte da educação e da vida do povo brasileiro."
São três coreografias concebidas especialmente para esta produção, além de outras já reconhecidas internacionalmente que fazem parte do repertório do grupo de dança. Nestes 37 anos de existência, o grupo de dança, fundado pelo bailarino e antropólogo Walson Botelho e o também bailarino e produtor Ninho Reis, já se apresentou em mais de 300 cidades, em pelo menos 30 países.
A trupe de dança é reconhecida dentro e fora do Brasil pelas coreografias criadas a partir de danças folclóricas e populares ligadas a temas da diáspora africana. Entre os vários títulos e premiações, o Balé Folclórico da Bahia foi reconhecido em maio passado com a Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República e o Ministério da Cultura.
Após o Rio de Janeiro, a turnê segue até outubro passando por Campinas, São Paulo e Franca, no estado paulista; Florianópolis, Santa Catarina; em seguida para a capital de Goiás, Goiânia; encerrando no Rio Grande do Sul, nas cidades de Porto Alegre e Novo Hamburgo. As datas e locais estão disponíveis nas redes sociais do Balé.
2:42