29 de Julho, 2025 14h07mCultura por Rádio Agência Nacional

Salvador vai homenagear 110 anos do samba no carnaval de 2026

A terra do Axé Music vai homenagear outro patrimônio cultural do Brasil no carnaval de 2026: o samba. Um dos ritmos mais consumidos pelo público brasileiro há muitas décadas — não só durante os festejos de Momo, mas ao longo de todo o ano — será o tema oficial do carnaval do ano que vem em Salvador. A prefeitura da capital baiana anunciou o tema “110 Anos de Samba”, fazendo referência direta à gravação do primeiro samba no Brasil, em 1916: a música “Pelo Telefone”, de autoria de Donga e Mauro de Almeida

A terra do Axé Music vai homenagear outro patrimônio cultural do Brasil no carnaval de 2026: o samba. Um dos ritmos mais consumidos pelo público brasileiro há muitas décadas — não só durante os festejos de Momo, mas ao longo de todo o ano — será o tema oficial do carnaval do ano que vem em Salvador.

A prefeitura da capital baiana anunciou o tema “110 Anos de Samba”, fazendo referência direta à gravação do primeiro samba no Brasil, em 1916: a música “Pelo Telefone”, de autoria de Donga e Mauro de Almeida.

A própria história desse marco do cancioneiro brasileiro tem ligações com a Bahia, já que teria sido composta pela dupla durante rodas de samba e improvisações no Rio de Janeiro, na casa da mãe de santo Hilária Batista de Almeida, a Tia Ciata, uma baiana da cidade de Santo Amaro.

As primeiras gravações de “Pelo Telefone” também têm ancestralidade baiana: uma delas, instrumental, foi feita pela banda do 1º Batalhão da Polícia da Bahia; e a primeira gravação com letra foi realizada pelo cantor Manuel Pedro dos Santos, conhecido no meio musical como Baiano - também nascido em Santo Amaro.

Publicidade

Nos próximos meses, a gestão municipal de Salvador vai lançar a campanha oficial com intervenções urbanas, conteúdos digitais e promoções colaborativas com artistas, blocos afros, comunidades e escolas de samba. A programação cultural também deve integrar subgêneros derivados do samba, como o pagode, o samba-reggae e o samba-enredo.

Desde 2007, o samba detém o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), enquanto o samba de roda do Recôncavo Baiano é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Bahia desde 2020.

2:18

Publicidade

Notícias relacionadas

Desfile das escolas do Rio terá 18 jurados a mais no carnaval de 2026

O desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro terá um novo modelo de julgamento a partir do carnaval de 2026. Uma das mudanças é o aumento no número de julgadores, 18 a mais d

24 de Julho, 2025

Rádio Nacional do Rio de Janeiro completa 89 anos no ar

Quatorze anos após a primeira transmissão radiofônica no país, ao som de Luar do Sertão, de João Pernambuco e Catulo da Paixão Cearense, era inaugurada a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que

12 de Setembro, 2025

Amor, fé e luta: relembre a trajetória do mestre do samba Arlindo Cruz

O Brasil se despede de um de seus maiores talentos musicais. Nascido em 14 de setembro de 1958, em Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, Arlindo Domingos da Cruz Filho cresceu embalado pelo batu

08 de Agosto, 2025