26 de Julho, 2025 12h07mCultura por Rádio Agência Nacional

Alunos da rede pública produzem curta de animação para o Cine Ceará

Vinte estudantes de escolas públicas estão empenhados em desenvolver uma importante tarefa: produzir um curta-metragem de animação que será lançado na noite de abertura do 35º Cine Ceará, Festival Ibero-Americano de Cinema, no dia 20 de setembro. O tema do curta é segurança da população, comportamento e uso da energia elétrica

Vinte estudantes de escolas públicas estão empenhados em desenvolver uma importante tarefa: produzir um curta-metragem de animação que será lançado na noite de abertura do 35º Cine Ceará, Festival Ibero-Americano de Cinema, no dia 20 de setembro. O tema do curta é segurança da população, comportamento e uso da energia elétrica.

Os 20 estudantes e, quem sabe, futuros cineastas, foram selecionados dentre 100 participantes da primeira fase do projeto Compartilhe Animação, realizado este mês em Fortaleza, em cinco escolas públicas municipais e estaduais. O cineasta Telmo Carvalho fala sobre como ocorreu o processo de criação dos estudantes.

"Os alunos começam com aulas teóricas, onde aprendem sobre roteiro, criação de personagem, cenário, animação, arte final. Depois, colocam tudo isso em prática. Eles criam os desenhos que são animados. Por fim, o curta é finalizado com a edição e a trilha sonora".

Tratar o tema energia de forma divertida. Esse é um dos objetivos do projeto, que também visa estimular a criatividade dos estudantes, como destaca o cineasta Telmo Carvalho:

Publicidade

"A animação busca estimular a criatividade e o interesse pela arte. Além disso, promove o acesso à linguagem da animação para estudantes da rede pública de ensino. O tema é o uso consciente da energia elétrica. A proposta é tratar esse assunto de forma leve e divertida".

Na abertura do Cine Ceará, os produtores do curta estarão na plateia do Cine Teatro São Luís para receber seu certificado.

Esta é a quarta edição do projeto Compartilhe Animação, que já contemplou mais de 360 crianças desde a sua criação, em 2017.

2:19

Publicidade

Notícias relacionadas

Enem terá inscrição automática para alunos do 3º ano da rede pública

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira (8) que os alunos concluintes do ensino médio da rede pública terão inscrição automática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

18 de Maio, 2026

Sou da Paz lança agenda de segurança pública para eleições

O Instituto Sou da Paz lançou, nesta terça-feira (9), a campanha Vote pela Paz e a agenda eleitoral “Brasil em Ação pela Paz – Propostas para uma Segurança Pública de Verdade”

09 de Junho, 2026

Divulgado resultado de pedido de isenção da inscrição para o Enem 2026

As pessoas que solicitaram isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2026 podem conferir, a partir desta quarta-feira (13), se o pedido foi aceito pelo Institut

13 de Maio, 2026