10 de Julho, 2025 14h07mCultura por Rádio Agência Nacional

Começa o Festival de Inverno de Garanhuns, em Pernambuco

Começa nesta quinta-feira (10) e segue até o próximo dia 27 de julho, a 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, em Pernambuco. Considerado o Maior Festival Multicultural da América Latina, o evento celebra 35 anos de existência em 2025. Os mais de 20 polos de cultura espalhados pela cidade irão abrigar diversas linguagens artísticas, como música, teatro, cinema, fotografia, dança, cultura popular, circo e gastronomia

Começa nesta quinta-feira (10) e segue até o próximo dia 27 de julho, a 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, em Pernambuco.  

Considerado o Maior Festival Multicultural da América Latina, o evento celebra 35 anos de existência em 2025.

Os mais de 20 polos de cultura espalhados pela cidade irão abrigar diversas linguagens artísticas, como música, teatro, cinema, fotografia, dança, cultura popular, circo e gastronomia. A programação é totalmente gratuita e a expectativa dos organizadores é que cerca de 2 milhões de pessoas passem pelo festival ao longo dos 18 dias de evento.

O homenageado deste ano é o xilógrafo, poeta e cordelista J. Borges. Natural da cidade de Bezerros e reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco, ele eternizou em sua arte, o cotidiano e alma do povo nordestino.

Somente no tradicional Palco Mestre Dominguinhos, o principal do Festival, serão em torno de 50 shows de artistas dos mais variados gêneros; a música de Conde Só Brega, Xamã, Nação Zumbi, Elba Ramalho, Ana Carolina, Jorge Aragão, Joelma, Edson Gomes e Arnaldo Antunes são alguns dos cantores e bandas que levam a democracia musical para o festival. 

Tanto a cultura pernambucana, quanto a regional estarão presentes no Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna, trazendo atrações como Mestre João Limoeiro; Mestre Galo Preto; João do Pife e Banda Dois Irmãos e Coco Raízes de Arcoverde.

Publicidade

Outro momento esperado pelo público são os cortejos culturais de fim de semana saindo do Relógio de Flores em direção ao Parque Euclides Dourado. Este ano, quem comanda essa tradição são o Boi da Macuca, o Bloco da Saudade, o Maracatu Leão Vencedor de Carpina e a Troça Carnavalesca Mista John Travolta. 

E pra quem gosta de se planejar, não vai ter desculpas para conhecer ou voltar para o Festival no ano que vem. A prefeitura já anunciou que a edição 2026 acontecerá entre os dias 09 e 26 de julho.

A programação completa do festival está disponível no site fig.com.br

2:22

Publicidade

Notícias relacionadas

Festival de Parintins (AM) começa nesta sexta (27), a partir das 20h

A espera acabou. Começa oficialmente nesta sexta-feira (27) o 58º Festival Folclórico de Parintins, no coração do Amazonas. A cidade está tomada pelas cores dos bois e pelo calor humano de quem

27 de Junho, 2025

Garantido ou Caprichoso? Começa Festival de Paritins

Baixar Tocar O ápice do Festival de Parintins, no Amazonas, que envolve a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso, vai acontecer apenas entre os dias 27 e 29 de junho. Apesar disso, a edição d

13 de Junho, 2025

Festival em São Paulo exibe documentários musicais até 22 de junho

Baixar Tocar O Festival Internacional do Documentário Brasileiro (In-Edit) chega a sua 17ª edição fazendo a alegria de quem gosta de cinema e música. Nos próximos dez dias, o festival vai exibir

11 de Junho, 2025