27 de Junho, 2025 14h06mCultura por Rádio Agência Nacional

Dia do Quadrilheiro Junino: dançantes mantêm a cultura viva

Se não pode haver São João sem dança de quadrilha, não pode haver quadrilha junina sem os dançantes que mantêm viva a cultura e a alegria das festas, por meio de cantos e gestos, além da tradição popular. E em homenagem aos responsáveis por essa animação, é celebrado nesta sexta-feira (27) o "Dia do Quadrilheiro Junino". Ser quadrilheiro é mais do que dançar. É ensaiar com vontade, vestir a animação e empolgar o público. As quadrilhas foram trazidas pela corte portuguesa ainda no começo do século 19

Se não pode haver São João sem dança de quadrilha, não pode haver quadrilha junina sem os dançantes que mantêm viva a cultura e a alegria das festas, por meio de cantos e gestos, além da tradição popular. E em homenagem aos responsáveis por essa animação, é celebrado nesta sexta-feira (27) o "Dia do Quadrilheiro Junino". Ser quadrilheiro é mais do que dançar. É ensaiar com vontade, vestir a animação e empolgar o público.

As quadrilhas foram trazidas pela corte portuguesa ainda no começo do século 19. O que era uma dança de salões da elite parisiense, se tornou uma das principais formas de manifestação popular brasileira.

O que era uma dança de apenas quatro casais, se ampliou para até milhares de pares, como no caso de Campina Grande, na Paraíba, famosa por promover uma das maiores festas de São João do Brasil. 

Com elementos culturais, religiosos e folclóricos, as quadrilhas ganharam importância econômica e turística, principalmente na região nordestina.

Publicidade

No ano passado, a quadrilha junina foi reconhecida oficialmente como manifestação da cultura nacional, ao lado das escolas de samba, do forró e das festas juninas. 

E a melhor forma de comemorar é dançando. Na zona da mata pernambucana, por exemplo, acontece nesta sexta-feira a segunda noite do concuro da Federação Estadual de Quadrilhas Juninas. A etapa final da competição será na cidade pernambucana de Goiana, nos dias 5 e 6 de julho.

1:20

Publicidade

Notícias relacionadas

Viva Maria apresenta a embaixadora do 3º FLIPARACATU

Na pele da atriz Cida Mendes, Concessa, personagem que do teatro à literatura faz de suas "Fisolofias" missão de vida, promete divulgar intensamente as atrações culturais que de 27 a 31 de agosto,

15 de Agosto, 2025

Viva Maria antecipa a Flip com vozes femininas do Norte

Olá, gente amiga! Viva Maria, orgulhosamente, festeja uma grande conquista desse nosso Brasil Soberano. Depois de longos 4 anos, finalmente, nosso país saiu do Mapa da Fome. E como não há soberani

29 de Julho, 2025

Viva Maria entrevista atriz Maeve Jinkings no Dia do Cinema Brasileiro

Saudações de amor e fé para todo mundo que, em procissão, celebra o feriado de Corpus Christi. Ao longo do dia as ruas de diversos estados brasileiros estarão sendo cobertas por belos tapetes fei

19 de Junho, 2025