13 de Junho, 2025 09h06mCultura por Rádio Agência Nacional

Começa a Bienal do Livro no Rio, com mais de 300 autores participantes

Baixar Tocar No ano em que o Rio de Janeiro carrega o título de capital mundial do livro, um dos mais tradicionais eventos literários da cidade promete atrair milhares de pessoas: a Bienal do Livro. O festival começa nesta sexta-feira (13/6) no Riocentro e vai até o próximo dia 22. A edição de 2025 conta com mais de 300 participantes e 200 horas de conteúdo. O homenageado é o escritor e jornalista Rui Castro, que vai lançar dois livros durante o evento

No ano em que o Rio de Janeiro carrega o título de capital mundial do livro, um dos mais tradicionais eventos literários da cidade promete atrair milhares de pessoas: a Bienal do Livro. O festival começa nesta sexta-feira (13/6) no Riocentro e vai até o próximo dia 22. A edição de 2025 conta com mais de 300 participantes e 200 horas de conteúdo. O homenageado é o escritor e jornalista Rui Castro, que vai lançar dois livros durante o evento. Tatiana Zaccaro, diretora da GL Events Exhibitions, organizadora do evento, em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros, fala sobre a escolha do autor.

“Além também de ser um grande escritor, ele é um grande cronista da alma carioca, com vários livros que retratam ou que passam pelo Rio de Janeiro. Então, nesse ano de Rio Capital Mundial do Livro, a gente entendeu que um autor, embora não nascido no Rio, mas como ele mesmo diz, foi apenas um acidente de percurso, mas uma pessoa que tem uma relação muito forte com a cidade. E com a Bienal, a gente entendeu que por tudo isso, nessa edição não tinha como ser uma outra pessoa o autor homenageado da Bienal.”

Uma das grandes novidades dessa edição é o Book Parque, um parque literário que vai fortalecer a importância do livro com experiências mais imersivas. Entre as atrações do local estão uma roda gigante, um labirinto com diferentes histórias. Tatiana dá mais detalhes da inovação. 

“A Bienal, na verdade, se transformou e virou um Book Parque. Um parque literário onde os livros, as histórias, as narrativas fazem parte de ativações e atividades que mostram para o grande público como ler é divertido, como os livros são divertidos.”

Entre os convidados dessa edição estão Chimamanda, Ailton Krenak, Conceição Evaristo, Marcelo Rubens Paiva, Dráuzio Varela e Tamar Vieira Jr., Rafael Montes, Aline Bey e Jefferson Tenório. A variedade dos assuntos abordados é também uma característica da Bienal do Livro do Rio. E nessa edição, destaca Tatiana Zaccaro, não vai ser diferente.

“A gente tem, literalmente, de todos os temas na nossa programação. A gente fala desde política a sustentabilidade, a mangá, maternidade, true crime, poesia, enfim, a gente vai falar sobre tudo.”

Publicidade

 A diretora ainda comenta sobre a diversidade e a expectativa de público para a edição deste ano. Nós esperamos receber esse ano cerca de 600 mil pessoas, mais de meio milhão de pessoas, e o público da Bienal é extremamente diversificado.

“Vai desde a criança que vem com a família, criança que vem com a escola, com a visitação escolar, os pré-adolescentes, os jovens, os adultos, os educadores.”

Os ingressos podem ser comprados pelo site oficial do evento e custam a partir de R$ 21. É possível contratar um serviço de transporte privado para o local. As informações de horários e pontos de embarque também estão disponíveis no site da Bienal do Rio.  

© ElasticComputeFarm/Pixabay Cultura O homenageado desta edição é o escritor e jornalista Rui Castro. Rio de Janeiro 13/06/2025 - 09:27 Rádio Nacional / Rilton Pimentel Carolina Pessôa – Repórter da Rádio Nacional bienal leitura Rio de Janeiro Rui Castro sexta-feira, 13 Junho, 2025 - 09:27 3:25

Publicidade

Notícias relacionadas

Bienal do Livro do Rio começa no dia 13 com proposta imersiva

Em 2025, quando o Rio de Janeiro recebe o título de Capital Mundial do Livro pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Bienal do Livro espera recebe

08 de Junho, 2025

Desfile das escolas do Rio terá 18 jurados a mais no carnaval de 2026

O desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro terá um novo modelo de julgamento a partir do carnaval de 2026. Uma das mudanças é o aumento no número de julgadores, 18 a mais d

24 de Julho, 2025

Guarnicê: começa no MA um dos maiores festivais de cinema do país

Começa nesta quarta-feira (30), em São Luís, no Maranhão, um dos principais eventos do audiovisual do país: o Festival Guarnicê de Cinema. Criado em 1977, o festival é o quarto mais antigo do B

30 de Julho, 2025