
A campeã do Grupo de Elite do carnaval do Rio de Janeiro será conhecida nesta quarta-feira (5). A apuração começa às 15h, na Cidade do Samba, na zona portuária da capital.
E, é grande a expectativa entre as 12 escolas que concorrem ao título no Grupo Especial. Ao todo, 36 jurados analisaram nove quesitos. E, pela regra, a nota mais baixa de cada um deles será descartada. A ordem de abertura dos envelopes ainda vai ser definida em reunião ao meio dia, na sede da Liesa, a Liga Independente das Escolas de Samba.
Mas, se depender do público que assistiu as apresentações na Marquês de Sapucaí, as agremiações mais cotadas na disputar o título são a Beija Flor de Nilópolis, Acadêmicos do Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense e Acadêmicos da Grande Rio.
A Beija Flor levou para a Sapucaí enredo em homenagem ao carnavalesco Laila, que morreu de covid em 2021. Além da exaltação ao ícone do carnaval, o público se emocionou com a despedida de Neguinho da Beija-Flor, intérprete da escola há 50 anos.
Já o Salgueiro falou sobre a proteção do corpo por amuletos e outros rituais. A Imperatriz mostrou a visita de Oxalá ao reino de Xangô e a Grande Rio convidou o público para um mergulho nas águas paraenses e foi ovacionada com a despedida da atriz Paola Oliveira do cargo de rainha da bateria.
Nesse ano, pela primeira vez, o desfile ocorreu em três dias, com quatro escolas se apresentando em cada noite. Antes, o espetáculo ocorria apenas no domingo e na segunda-feira.
As seis primeiras colocadas voltam à Marquês de Sapucaí, no próximo sábado, 8, para o Desfile das Campeãs.
© Tomaz Silva/Agência Brasil Cultura Apuração começa às 15h, na Cidade do Samba Rio de Janeiro 05/03/2025 - 10:10 Vitoria Elizabeth - Marizete Cardoso Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional carnaval 2025 Rio de Janeiro Grupo de Elite quarta-feira, 5 Março, 2025 - 10:10 1:54