20 de Fevereiro, 2025 17h02mCultura por Rádio Agência Nacional

Carnaval: São Clemente abraça a causa animal na Marquês de Sapucaí

Baixar Tocar A Escola de Samba São Clemente abraçou a causa animal e vai entrar na Marquês de Sapucaí, em 2025, embalada na luta contra os maus-tratos. A ideia é emocionar o público, ao levantar a bandeira dessa questão tão urgente. Apostando na máxima que afirma “quem não tem o amor de um cachorro ou de um gato, não sabe o que é o verdadeiro amor”, a agremiação do bairro de Botafogo, na zona sul do Rio, vai exaltar a importância da adoção e a defesa ferrenha dos direitos dos animais domésticos

A Escola de Samba São Clemente abraçou a causa animal e vai entrar na Marquês de Sapucaí, em 2025, embalada na luta contra os maus-tratos. A ideia é emocionar o público, ao levantar a bandeira dessa questão tão urgente.

Apostando na máxima que afirma “quem não tem o amor de um cachorro ou de um gato, não sabe o que é o verdadeiro amor”, a agremiação do bairro de Botafogo, na zona sul do Rio, vai exaltar a importância da adoção e a defesa ferrenha dos direitos dos animais domésticos.

O enredo “A São Clemente dando voz a quem não tem!” coloca cães e gatos como personagens principais da luta que deve ser de todos.

A agremiação vai evidenciar a cruel realidade da maioria desses animais, vítimas de crimes como agressão, envenenamento e abandono.

E quem vai alinhavar essa história é o carnavalesco Mauro Leite, que está estreando na São Clemente. Discípulo da icônica Rosa Magalhães, que morreu no dia 25 de julho, ele promete um desfile emocionante.

"A ideia de fazer esse enredo veio de uma vontade da escola de fazer um enredo que tocasse o coração das pessoas uma vez que todo mundo adora seus seus animais que tem os animais quase como membros da família. Fazer um desfile que toca o coração do público e conscientiza ao mesmo tempo." 

Sob as bênçãos de São Francisco de Assis, o católico padroeiro dos animais, e a figura emblemática do “cachorro caramelo”, o maior objetivo da São Clemente é conscientizar a sociedade.

Publicidade

Cheia de esperança, a escola acredita em um futuro onde todos os pets sejam respeitados e amados. E vai ser porta voz de todos eles.

"Então o enredo é um enredo que procura trazer um pouco de conscientização as pessoas sobre os cuidados que se tem que ter com os animais e as leis de proteção."

À propósito do enredo, vale lembrar que, atualmente, a pena prevista para maus-tratos aos cães e gatos no Brasil é de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição de guarda.

O desfile da São Clemente em defesa dos animais vai cruzar o Sambódromo no sábado de carnaval, 1º de março, último dia de apresentações da Série Ouro.

*Com supervisão de Tâmara Freire.

© Crédito/ Editoria de arte. Cultura O enredo da escola é “A São Clemente dando voz a quem não tem!” Rio de Janeiro 24/02/2025 - 07:30 Tâmara Freire / Liliane Farias Caio Azevedo - estagiário da Rádio Nacional* carnaval 2025 são clemente Rio de Janeiro segunda-feira, 24 Fevereiro, 2025 - 07:30 2:59

Publicidade

Notícias relacionadas

Assombrações são promessa de diversão da Vila Isabel na Sapucaí

Baixar Tocar MÚSICA O enceramento dos desfiles na segunda-feira de Carnaval, 3 de março, penúltimo dia de apresentação das grandes escolas de samba, promete ser assombrado. O trem fantasma da Uni

25 de Fevereiro, 2025

Carnaval: Unidos de Padre Miguel traz Iyá Nassô para a Sapucaí

Baixar Tocar Fundado na primeira metade do século 19, o Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho, em Salvador (BA), é considerado a primeira casa de candomblé no país. Inicialmente conhecido como

21 de Fevereiro, 2025

Metrô do Rio vai ampliar horário para ensaios na Marquês de Sapucaí

A concessionária MetrôRio vai ampliar o horário do funcionamento dos serviços para melhor atender aos foliões e ao público que assiste aos ensaios técnicos das escolas do Grupo Especial na Pass

05 de Fevereiro, 2025